Reciclagem

  • Código de Cores para os Diferentes Tipos de Resíduos 
Padrão de Cores


AZUL
papel/papelão

VERMELHO
plástico

VERDE
vidro

AMARELO
metal

PRETO
madeira

LARANJA
resíduos perigosos

BRANCO
resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde

ROXO
resíduos radioativos

MARROM
resíduos orgânicos

CINZA
resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação 
  •  Porque reciclar.
No passado, o lixo era constituído exclusivamente de matéria orgânica. As concentrações humanas eram pequenas, em consequência, o destino dos resíduos produzidos pelo homem era de fácil solução, sendo enterrados. Esta prática resolvia dois aspectos: controle de vetores e fertilização do solo.
O crescimento populacional e o avanço do processo de industrialização fizeram com que houvesse uma maior produção de lixo e sua composição modificasse ao longo desse período. Um bom exemplo é o significativo aumento de embalagens, papel, papelão e plásticos detectados nas ultimas décadas, representando um verdadeiro desafio na sua destinação final, principalmente nos grandes centros urbanos.
A coleta seletiva pode amenizar esse grande problema, assim como a falta de recursos naturais que estamos começando a perceber. A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo, assim como aumentamos a vida útil dos aterros sanitários.
Na coleta seletiva separamos os materiais que podem ser reutilizados, como papel, papelão, vidros, plásticos, metais e orgânicos. O processo é muito fácil basta ao invés de jogá-los tudo junto separá-los em lixeiras individuais, não dá trabalho nenhum, não há necessidade de lixeiras específicas, basta um saco de lixo para cada coisa. Infelizmente nem todas as cidades tem coleta seletiva, mas a maioria têm ou eco-pontos ou alguma cooperativa de catadores.
Munidos de boa vontade e consciência, podemos mudar o destino das gerações futuras, que no momento não é muito promissor.
  • Tipos de Resíduos.
Resíduo ou lixo, é qualquer material considerado inútil, supérfluo, e/ou sem valor, gerado pela atividade humana, da qual  se descarta.
O conceito de lixo pode ser considerado uma concepção humana, porque em processos naturais não há lixo, apenas produtos inertes. 
Embora o termo lixo se aplique aos resíduos sólidos em geral, muito do que se considera lixo pode ser reutilizado ou reciclado, desde que os materiais sejam adequadamente tratados. Além de gerar emprego e renda, a reciclagem proporciona uma redução da demanda de matérias-primas e energia, contribuindo também para o aumento da vida útil dos aterros sanitários. Outros resíduos, por outro lado, não podem ser reutilizados de nenhuma forma, como lixo hospitalar ou nuclear, por exemplo. 
Lixo orgânico
Na concepção técnica o lixo, deve ser visto e analisado sob o prisma biológico, assim lixo orgânico é todo lixo que tem origem animal ou vegetal, ou seja, que recentemente fez parte de um ser vivo. Numa linguagem mais técnica abordaríamos os resíduos sólidos, sendo seu componente biológico a matéria orgânica, mas da mesma forma oriundos dos seres vivos, animais e vegetais. Neles pode-se incluir restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, papéis, madeira, etc.
Mesmo na atualidade esse tipo de lixo é considerado poluente e, quando acumulado, o lixo orgânico muitas vezes pode tornar-se altamente inatrativo, mal-cheiroso, em geral devido à decomposição destes produtos. Mas, caso não haja um mínimo de cuidado com o armazenamento desses resíduos cria-se um ambiente propício ao desenvolvimento de microorganismos que muitas vezes podem ser agentes que podem causar doenças. Lixo orgânico pode ser decomposto.
O principal componente do lixo orgânico é o lixo humano, composto pelos resíduos produzidos pelo corpo humano, tais como fezes e urina. O lixo humano pode ser altamente perigoso, uma vez que pode abrigar e transmitir com facilidade uma grande variedade de vermes, bactérias, fungos e vírus causadores de doenças. Uma realização primária da civilização humana tem sido a redução da transmissão de doenças através do lixo humano, graças à higiene e o saneamento básico. O lixo orgânico pode ser seletivizado e usado como adubo (a partir da compostagem) ou utilizado para a produção de certos combustíveis como biogás, que é rico em metano (a partir da biogasificação).
Lixo inorgânico
Lixo inorgânico inclui todo material que não possui origem biológica, ou que foi produzida através de meios humanos, como plásticos, metais e ligas, vidro, etc. Considerando a conformação da natureza, os materiais inorgânicos são representados pelos minerais.
Muito do lixo inorgânico possui um grande problema: quando jogado diretamente no meio ambiente, sem tratamento prévio, demora muito tempo para ser decomposto. Plástico, por exemplo, é formado por imensas moléculas contendo milhares de átomos, o que torna difícil a sua digestão por agentes decompositores (primariamente bactérias).
Outros produtos como metais não podem ser decompostos, acumulando-se com o tempo, a não ser que sejam reciclados.
Lixo tóxico
Muito do lixo é tóxico. Lixo tóxico inclui pilhas e baterias, que contém ácidos e metais pesados em sua composição, certos tipos de tinta (como aquela usada nas impressoras), além de rejeitos industriais. Lixo tóxico precisa receber tratamento adequado, ou pode causar sérios danos ambientais e/ou à saúde de muitas pessoas.
Lixo altamente tóxico
Lixo nuclear e hospitalar entram neste quesito
Fonte consultada: 
  • Lâmpadas Fluorescentes
IMPORTANTE ELAS CONTÉM MERCÚRIO
COMO COLETAR E DESCARTAR CACOS DE LÂMPADAS MINI FLUORESCENTES QUEBRADAS.
Nem sempre sabemos o que fazer quando quebramos estas lâmpadas, então veja o aviso:
Aviso do Ministério britânico da Saúde ...
Atenção às lâmpadas de baixo consumo de energia. Se alguma se quebrar, devemos seguir as instruções do Ministério da Saúde britânico, que repasso, para evitar os graves danos causados pelo mercúrio à sua saúde e principalmente ao meio ambiente:
Estes tipos de lâmpadas que são chamadas de lâmpadas de baixa energia, são perigosas quando se quebram! Em caso de quebra acidental todo mundo vai ter que sair do ambiente por pelo menos 30 minutos, devido aos vapores tóxicos do Mercúrio que se espalham pelo ambiente!!
Estas lâmpadas contêm Mercúrio (venenoso), que causa enxaqueca, desorientação, desequilíbrios e diferentes outros problemas de saúde quando inalado.
Em pessoas com alergias, causa problemas de pele e outras doenças graves, se for tocado e/ou inalado.
Além disso, o ministério da saúde britânico alertou para não usar aspirador de pó para coletar os restos da lâmpada quebrada, pois a contaminação (por mercúrio) se espalhará em outras regiões da casa quanto você estiver usando o aspirador de pó novamente.
Como recolher / descartar os cacos da lâmpada:
1) Se tiver em casa uma máscara descartável (daquelas usadas para proteção do virus da Gripe H1N1), use-a evitando inalar o vapor do Mercúrio.
2) Use uma luva de borracha para pegar cuidadosamente os cacos da lâmpada quebrada, inclusive o que sobrou dela.
3) Coloque os cacos / sobras da lâmpada sobre um pano/flanela velha (nunca use jornal) embrulhando bem, e coloque (o pano com os cacos) dentro de um saco plástico. Amarre a boca do saco plástico.
4) Descarte o saco plástico (com os resíduos da lâmpada) em local adequado para descarte de baterias de celular ou pilhas comuns (algumas lojas como a Leroy Merlin tem este serviço).
Aviso: O mercúrio é mais venenoso que o chumbo ou arsênio!! 
  • Compostagem 

Compostagem: a arte de transformar o lixo em adubo orgânico
Como funciona a compostagem?
A compostagem é um processo biológico em que os microorganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.
O que é uma composteira?
É uma estrutura própria para o depósito e processamento do material orgânico. Geralmente são feitas em locais pequenos possui proteção feita com tijolos. Neste local é colocado o material orgânico e folhas secas, por cima do monte, para evitar o cheiro ruim.
Qual a vantagem deste processo?
Dá-se uma finalidade adequada para mais de 50% do lixo doméstico, ao mesmo tempo em que melhora a estrutura e aduba o solo, gera redução de herbicidas e pesticidas devido a presença de fungicidas naturais e microorganismos, e aumenta a retenção de água pelo solo.
Você pode fazer sua própria composteira ou comprar um minhocário que funciona da mesma forma só que por causa das minhocas existem alguns resíduos que não se deve colocar como: casca de cebola, cascas de laranjas ou limões devido a presenças de substâncias que fazem mal para as minhocas.
Caso você tenha nojo de minhocas fazer uma composteira é muito simples, basta comprar duas caixas (no desenho são três mas bastam duas) de plásticos uma com tampa e outra sem e encaixá-las como as da foto. Faça vários furos pequenos com a furadeira no fundo da caixa de cima e coloque um pouco de terra, na caixa de baixo faça somente um furo na lateral para instalar uma torneirinha (essas de filtro) de onde se retira o líquido que a decomposição dos alimentos gera, esse líquido se chama chorume é um líquido escuro, é ele que fica na caixa de baixo, esse líquido também serve de adubo e as plantas adoram, uso para borrifar as plantas e quando não estão com aparência muito boa misturo com água e as rego. Você vai ter um adubo líquido e após alguns meses (vai depender da quantidade e do tipo de alimento que se coloca na composteira) você terá o hummus. Pronto sua composteira está pronta, caso você não queira ou não tenha tempo para fazê-la é só entrar no site http://www.moradadafloresta.org.br/quem-somos/morada-da-floresta e comprar um minhocário.
De vez em quando você precisa espalhar um pouco de pó de serragem por cima dos alimentos para que não haja mosquitos e é claro deixá-la sempre tampada. Com isso você reduzirá seu lixo em pelo menos 50% e o planeta agradece.